Conheça o curso

HISTÓRICO

 

O Curso de Enfermagem adota estrutura curricular flexível e interdisciplinar com o objetivo de valorizar temas e atividades pertinentes ao desenvolvimento da região. Para isto organiza seu curso de forma modular permitindo que o conhecimento a ser construído na sala de aula inclua a absorção de sinais, os signos e a percepções adquiridas cotidianamente, a partir da inclusão de temas da realidade.

 

O curso de Enfermagem da UNIVASF busca uma construção que venha favorecer a adequação do conhecimento as exigências do atual mercado de trabalho. Portanto a construção do currículo integrado e a flexibilidade da organização dos conteúdos a partir dos módulos contribuirão significativamente para aproximar o curso da realidade e necessidades do Sistema de Saúde.

 

O curso de Enfermagem tem se destacado na UNIVASF com a produção de conhecimento sobre a realidade local. A estratégia Saúde da Família é a prioridade do SUS para Organização da Atenção Básica, assim a UNIVASF vem priorizando a formação nesta área.

 

 

OBJETIVOS DO CURSO

 

Formar enfermeira (os) cidadãos que utilize a ética e o conhecimento técnico científico para atuar nas diversas áreas do conhecimento e prestar cuidado integral à saúde do individuo, da família e da comunidade.

 

 

ÁREA DE ATUAÇÃO

 

Quando consideradas individualmente os vários cenários do mercado, os enfermeiros egressos da UNIVASF poderão trabalhar, de acordo com os requerimentos dos programas nacionais de assistência à saúde nos diversos municípios da região nas seguintes ações:

 

Ÿ Atuar como generalista na Estratégia Saúde da Família;

Ÿ Atuar como generalista em Hospital Geral e prestar assistência de enfermagem na clinica médica, obstétrica, cirúrgica e pediátrica.

Ÿ Efetuar a vigilância clínico/ epidemiológica/ demográfica, pertinente às situações humanas que interessam à assistência à saúde e ao trabalho de enfermagem, nos diversos cenários da prática profissional;

Ÿ Atuar, decisivamente, em termos de visão abrangente quanto aos problemas sociais, principalmente no interesse da saúde e da prática da enfermagem na assistência individual e coletiva e nas lutas pela qualidade da vida;

Ÿ Avaliar os resultados dos programas de saúde e da participação da enfermagem na assistência à saúde, sobre a realidade na qual está inserido.

Ÿ Assumir o compromisso de enfrentar, desde a graduação, os objetivos de treinamento profissional e da educação em serviço, conferindo qualidade ao exercício profissional de enfermagem.

Ÿ Realizar investigações para o intercâmbio e a produção do conhecimento que interessa ao saber e aos programas da enfermagem, nos projetos interdisciplinares e que envolvem, também, articulação entre ensino, pesquisa e extensão, além de interesse das relações intra institucionais e inter institucionais.